Em Brasília, essa semana, o secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda, cumpriu agenda institucional estratégica, que reforça o protagonismo da capital pernambucana no fortalecimento da cultura de paz. As articulações buscaram ampliar parcerias em prol da prevenção da violência e da promoção da cidadania.
Acompanhado da secretária executiva da pasta, Gabriela Moura, Túlio se reuniu, na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com Bruna Bacelar, que já esteve no Recife conhecendo de perto a atuação da Secretaria. O encontro reafirmou o compromisso conjunto de expandir iniciativas capazes de garantir mais segurança e oportunidades para a população.
A agenda avançou no Ministério da Justiça, em reuniões com o secretário Mário Sarrubo e com Isabel Seixas, diretora do Sistema Único de Segurança Pública. Na ocasião, o Recife foi reconhecido como referência nacional pela experiência transformadora dos Centros Comunitários da Paz (Compaz). O modelo, que mudou a realidade de milhares de famílias recifenses, agora inspira novas políticas em todo o Brasil.
Segundo Túlio Arruda, esse reconhecimento é fruto de um trabalho consistente e de resultados comprovados: “O Recife mostra que é possível reduzir a violência e ampliar a cidadania com políticas públicas sólidas. Seguimos firmes no propósito de ampliar oportunidades e garantir uma cidade mais justa e segura”, ressaltou.
Atualmente, a capital conta com seis unidades do Compaz, todas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social:
Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha)
Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro)
Compaz Governador Miguel Arraes (Caxangá)
Compaz Dom Hélder Câmara (Coque)
Compaz Leda Alves (Pina)
Compaz Paulo Freire (Ibura)
Juntas, as unidades atendem milhares de pessoas por ano, oferecendo gratuitamente atividades esportivas e culturais (como natação, judô, basquete, futsal, ballet, bordado, informática e idiomas), além de serviços essenciais: CRAS, mediação de conflitos, Junta Militar, atendimento psicológico, Salas da Mulher, Espaço Mãe Coruja, atendimentos do Procon, agência de emprego, espaço de empreendedorismo e bibliotecas públicas.
O Compaz consolida-se, assim, como um símbolo da transformação social no Recife e um exemplo inspirador para todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário