21 de agosto de 2025

Pernambuco é o primeiro estado do NE a integrar o Sipa Sistema de Inovação nos Sistemas Agropecuários (Sipa)


Pernambuco é o primeiro estado da região Nordeste a aderir ao protocolo de intenções para fortalecer a inovação nos sistemas agropecuários do estado, através do Sistema de Inovação nos Sistemas Agropecuários (Sipa).

O plantio de duas mudas de árvores, nesta quarta-feira (20), feito pelos secretários de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco (SDA), Cícero Moraes, e pelo secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Kenys Bonatti, além do superintendente Federal de Agricultura em Pernambuco, Flávio Sotero, marcou a assinatura do protocolo de intenções para fortalecer a inovação nos sistemas agropecuários do estado.

O Sipa estimula a formação de um ecossistema de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e fomento a novos negócios em todas as cadeias agropecuárias. Com duração de cinco anos, esse protocolo de intenções prevê que o Ministério da Agricultura e Pecuária – o Mapa - disponibilize cooperação técnica, mentoria e suporte ao desenvolvimento de empresas inovadoras.

Na sede da Superintendência em Pernambuco, foi plantada uma muda de Ipê-Amarelo-Craibeira (Tabebuia aurea), árvore símbolo de Brasília. Já para o Parque de Exposições do Cordeiro, representando a SDA, foi escolhido o Baobá (Adansonia digitata), espécie que, embora africana, é muito comum no Recife.

“Com o plantio simbólico dessas duas árvores, celebramos a assinatura do protocolo de inovação, que coloca Pernambuco como o primeiro estado do Nordeste a integrar essa rede de transformação. Esse acordo vai fortalecer a pesquisa, a inovação tecnológica e o fomento a novos negócios em todas as cadeias produtivas do campo. É um passo firme rumo a uma agropecuária mais sustentável, inovadora e de baixa emissão de carbono, resultado da união entre o MAPA, o Governo de Pernambuco, a SDA/PE e a SECTI, afirma Cícero Moraes”.

O superintendente de Agricultura e Pecuária no estado de Pernambuco (SFA-PE), Flávio Sotero, destacou que a agricultura pernambucana tem várias experiências exitosas, graças à pesquisa e à tecnologia aplicadas ao campo, como no caso das frutas nos perímetros irrigados no Sertão do São Francisco. “Pernambuco tem vocação para a inovação e para o empreendedorismo, haja vista experiências bem-sucedidas, como a do Porto Digital, no Recife. Vamos agora canalizar nossos esforços ainda mais em favor do agronegócio, que é de suma importância para o PIB brasileiro”, disse Sotero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário