Pela primeira vez na história, a cidade do Paulista será palco do Circuito Urbano 2025 do ONU-Habitat, um dos principais eventos globais sobre urbanismo e habitação. Com o tema “Direito à Cidadania: Moradia Digna Como Pilar da Justiça Urbana”, o evento acontece no dia 3 de outubro, promovido pela Prefeitura do Paulista através da Secretaria de Habitação.
O Circuito Urbano 2025 faz parte da agenda do Outubro Urbano, campanha internacional que visa fomentar o debate sobre os desafios urbanos contemporâneos. A iniciativa já apoiou mais de mil eventos em todo o Brasil, consolidando o país como líder nas celebrações da ONU-Habitat.
A programação será realizada em etapas, com escutas comunitárias em todas as regiões da cidade, colhendo dados e informações sobre a realidade local. A partir dessas escutas, serão debatidas soluções para os problemas apontados. Ao final, será realizado um plantio coletivo de mudas de árvores da Mata Atlântica e produzida a Carta da Justiça Social Urbana, documento que reunirá propostas e metas para o futuro da cidade.
“Será uma construção coletiva de toda a gestão municipal. De forma mais direta, a Secretaria de Desenvolvimento Social vai nos ajudar na coleta dos dados para o evento que vai refletir o que queremos para a cidade do Paulista, quais problemas precisam ser resolvidos e qual esforço conjunto é necessário da sociedade paulistense para construirmos um futuro melhor”, destacou Vinicius Campos, Secretário de Habitação.
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) foi criado em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos. Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, o programa é o ponto focal da ONU para a urbanização sustentável e os assentos humanos, tendo como objetivo atuar em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável.
Fotos: Gerson Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário