Pela primeira vez, comunidade escolar participou da eleição direta para direção das unidades de ensino no município
A Secretaria de Educação do Paulista realizou, na noite desta quinta-feira (31), a cerimônia de posse de mais de 100 gestores, gestoras e vices eleitos por meio de um processo inédito de gestão democrática. Pela primeira vez na história do município, a comunidade escolar participou ativamente da escolha dos diretores das unidades de ensino da rede pública. O evento marcou um novo capítulo para a educação local e reuniu autoridades, educadores e representantes da sociedade civil.
O evento contou com a presença de autoridades como o secretário de Educação, professor Gilberto Sabino; o secretário de Governo e Gabinete, Fabiano Santos; o secretário de Planejamento e Gestão, Evilson Rêgo; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Andrade; os secretários executivos da Educação, Felipe Nascimento, Gláucio Ramos e Rubens Valadares.
Também estiveram presentes no evento o vereador Junior de Irmã Linda, que representou a Câmara Municipal na mesa, assim como estiveram no evento os vereadores Robertinho e Kennyo Miguel, o procurador-geral do município, Leandro Félix, além da primeira-dama do município, dona Aldemira Rodrigues. Representando os gestores empossados, integrou a mesa a diretora da Escola Paulo Freire, Elivânia Monteiro.
Durante o evento, Elivânia emocionou o público com um discurso carregado de simbolismo e esperança. "Hoje vivemos uma nova etapa. Temos um professor que nos representa, que conhece o que é educação. Estamos aqui, vivenciando um sonho que se tornou realidade. Criar um ambiente escolar acolhedor, seguro, inclusivo e amoroso é o nosso objetivo", afirmou a gestora, destacando ainda a importância do papel dos professores e da participação das famílias no cotidiano escolar.
O vereador Junior de Irmã Linda também reforçou a relevância do momento. “Esse evento nunca aconteceu antes na nossa cidade. O prefeito Ramos acertou ao trazer um gestor técnico para a educação. Parabéns a todos que estão iniciando essa nova etapa", declarou.
O secretário Gilberto Sabino destacou que o processo democrático foi um marco na história educacional da cidade, rompendo com práticas do passado. “Historicamente, Paulista nunca realizou um processo de gestão democrática nas escolas. Em apenas sete meses, conseguimos formular uma nova legislação, com apoio da Câmara e do prefeito Ramos, e realizar uma eleição participativa, sem prediletismos. A cidade que era conhecida como 'cidade dos coronéis' agora é referência em democracia educacional”, pontuou Sabino, citando o Estatuto do Magistério, que previa esse processo desde 2006, mas só agora saiu do papel.
Representando o prefeito Severino Ramos, o secretário de Governo e Gabinete Fabiano Santos celebrou o momento como uma virada de chave na educação municipal. “Esse momento simboliza o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, democrática e inclusiva. Os gestores escolares são agentes de transformação em suas comunidades, e essa posse demonstra que estamos construindo uma nova história no município”, afirmou.
A eleição dos novos gestores envolveu 52 unidades de ensino e contou com a participação ativa de professores, estudantes, pais e demais profissionais das escolas. A ação cumpre o que está previsto no Plano Municipal de Educação e fortalece o compromisso da gestão com a transparência, a autonomia escolar e o protagonismo da comunidade educativa.
A cerimônia representou mais que uma formalidade administrativa, simbolizou o início de uma nova cultura de participação e respeito às vozes que constroem a educação pública no Paulista. Um passo à frente rumo a uma gestão escolar mais democrática, humana e transformadora.
Fotos: Fabiano Alves / Gabinete do Prefeito
Nenhum comentário:
Postar um comentário