A cidade do Paulista dá mais um passo importante na ampliação e qualificação da rede de saúde pública. Estão em andamento as obras de uma nova Upinha 24 horas e de uma Policlínica Especializada, que funcionarão na Rua Arthur Pernambuco de Almeida, esquina com a Rua Padre Henrique, no Conjunto Habitacional Dom Hélder Câmara, bairro do Janga. A previsão de conclusão é para junho de 2026.
Com área total de 1.500m², o novo complexo de saúde abrigará uma moderna Policlínica Municipal, com capacidade para 13 consultórios, sendo três de clínica médica, nove de especialidades e um consultório odontológico com dois boxes. A unidade também contará com sala de coleta, sala de curativo e vacinação, ampliando significativamente a oferta de atendimentos ambulatoriais à população.
No mesmo edifício, mas com acessos independentes, funcionará a Upinha 24h, que prestará atendimentos de urgência para adultos e crianças, estruturada conforme os protocolos de classificação de risco. A unidade contará com Sala Verde (casos de menor gravidade), Sala Amarela (urgências moderadas) e Sala Vermelha (emergências com risco iminente de morte), além de uma sala de Raio-X, garantindo maior precisão e agilidade nos diagnósticos.
De acordo com a arquiteta da Secretaria de Infraestrutura, Jaina Poesi, o projeto foi concebido com foco na humanização dos serviços, incorporando jardins internos e respeitando todas as exigências técnicas da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 50/2002 da Anvisa, que orienta o planejamento físico de estabelecimentos assistenciais de saúde.
“Pensamos em uma estrutura que valorize o acolhimento e o conforto de quem busca atendimento. É um ambiente funcional, mas também leve, com áreas verdes internas que contribuem para o bem-estar dos pacientes e profissionais”, afirmou a arquiteta.
A construção dos equipamentos foi viabilizada após a atual gestão optar pelo distrato do contrato da antiga Upinha, que seria erguida em outro ponto do bairro. Segundo o secretário de Infraestrutura, Jorge Carreiro, o projeto anterior continha falhas técnicas que elevariam o custo da obra além do limite legal de 25% permitido para aditivos em contratos públicos.
“Quando percebemos que não havia condições técnicas e legais de seguir com o contrato, optamos pelo distrato e apresentamos uma nova solução, mais ampla e eficiente, para atender a população do Janga. Essa é uma obra muito aguardada. A gente está fazendo com planejamento, para entregar tudo pronto e equipado”, explicou o secretário.
“Essa obra representa um avanço importante na forma como a cidade cuida da sua população. Estamos entregando um equipamento completo, com estrutura moderna, integrada e pensada para oferecer um atendimento humanizado. Mais do que uma Upinha, essa é uma policlínica especializada, que vai ampliar o acesso à saúde com qualidade e dignidade. É um compromisso nosso, do prefeito Ramos e de toda a gestão com quem mais precisa dos serviços públicos,” completou Carreiro.
A novidade já desperta expectativa e entusiasmo entre os moradores. O motorista Joel Antônio de Oliveira, de 64 anos, comemora a iniciativa. “Essa UPA vai ser muito boa pra gente aqui. Hoje, quando a gente precisa de uma emergência, tem que ir pra Jardim Paulista ou outro bairro. Vai ser um grande benefício para comunidade. O prefeito Ramos tá tirando do papel, e se Deus quiser agora sai”, disse.
O padeiro João Ferreira dos Santos, de 65 anos, também aprovou. “É uma grande coisa que estão fazendo aqui. Vai ajudar muito quem mora por perto. A gente vê a obra acontecendo e tem esperança de ver funcionando logo”, declarou o morador.
Com esta obra, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a saúde pública, garantindo mais acesso, dignidade e cuidado à população do Janga e de toda a cidade.
Fotos: Juan Marvin / SEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário