Nesta sexta-feira (29), a comunidade do Vale da Paz, no Parque do Janga, também conhecida como Maranguape 3, recebeu mais uma edição do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Itinerante, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e da Secretaria de Saúde do Paulista. A ação foi realizada no Instituto Vale da Paz e reuniu moradores que puderam ter acesso a diversos serviços nas áreas de saúde, cidadania e assistência social.
De acordo com a superintendente da Proteção Social Básica, Wellida Cândida Rodrigues, o objetivo é aproximar os serviços das populações em áreas de difícil acesso. “Nós trazemos os serviços que são ofertados nos CRAS para dentro desses territórios. Hoje, além do Cadastro Único e da atualização do Bolsa Família, contamos com a parceria do Tribunal de Justiça de Pernambuco para conciliações, casamentos, divórcios e emissão da segunda via de registro de nascimento. Também tivemos encaminhamentos para Carteirinha do Autista, emissão de RG, além do apoio da Secretaria de Saúde e da Neoenergia”, explicou.
Para a presidente do Instituto Vale da Paz, Aldirene Barbosa da Silva, a presença do CRAS Itinerante supre necessidades importantes da comunidade.“Nossa comunidade é distante dos postos de saúde e do CRAS fixo, o que dificulta o acesso, principalmente de idosos e crianças. Os serviços que chegaram até nós hoje foram muito importantes e fazem diferença na vida dos moradores”, destacou.
Entre os beneficiados, a camareira Isabela Maria, de 30 anos, aproveitou a oportunidade para emitir as identidades das três filhas. “Se fosse procurar em outro lugar, demoraria muito e ainda teria o custo com transporte. Aqui perto foi ótimo, porque ajudou não só a mim, mas também a outras famílias que não têm como se deslocar para locais mais distantes”, comemorou.
As ações acontecem quinzenalmente em diferentes locais da cidade atendendo o maior número de pessoas.
Fotos: Gerson Nascimento / SEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário