.

.

30 de julho de 2025

Prefeitura do Paulista realiza ação em alusão ao Julho Amarelo na USF Arthur Lundgren II Alto


Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura do Paulista promoveu uma ação de saúde na Unidade de Saúde da Família (USF) Arthur Lundgren II Alto, em alusão ao Julho Amarelo, mês da campanha nacional de conscientização e combate às hepatites virais. A iniciativa ofereceu diversos serviços gratuitos à população, como testes rápidos para hepatite, HIV e sífilis, atendimento clínico, vacinação de rotina e palestras educativas nas salas de espera.

Além desses serviços, também foram disponibilizados testes de citologia (preventivo), vacinação antirrábica para os pets, auriculoterapia, avaliação odontológica, ventosaterapia, ações de combate às endemias, aferição de pressão e glicose e atualização e emissão do Cartão SUS.

O diretor de Vigilância Epidemiológica do município, Silas Marcelino, ressaltou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais, doenças que afetam diretamente o fígado e, se não tratadas, podem evoluir para quadros graves, como cirrose ou câncer hepático.

“É fundamental focar na prevenção. Devemos evitar o compartilhamento de objetos perfurocortantes, como seringas, alicates de unha e lâminas de barbear. Além disso, é preciso ter atenção à higiene dos alimentos, como frutas e verduras adquiridas no mercado”, destacou Silas.

Segundo a gerente do Território I, Tereza Cristina Fernandes, ações como essa são estratégicas para alcançar quem raramente busca atendimento nas unidades de saúde.

“Muitas vezes, o paciente não costuma vir espontaneamente à unidade. Quando realizamos ações como essa, conseguimos atrair a população. Eles vêm para uma consulta clínica e já aproveitamos para oferecer os testes rápidos e a vacinação contra hepatite. Assim, uma simples consulta gera uma cadeia positiva de prevenção e cuidado. Ao identificar um caso positivo, já iniciamos o acompanhamento e tratamento na própria unidade”, explicou a gerente.

A coordenadora dos Programas Municipais de ISTs, Milena Ribeiro, reforçou que a testagem para hepatites e outras infecções sexualmente transmissíveis está disponível durante todo o ano. “Após o Julho Amarelo, a pessoa pode procurar o posto de saúde mais próximo e solicitar a testagem, que será ofertada pela equipe. Além disso, temos o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona atualmente na Prontoclínica Torres Galvão”, afirmou.

Ribeiro também alertou sobre a necessidade de verificar a eficácia da vacinação contra a hepatite B, mesmo entre quem foi vacinado na infância. “Nem todo mundo desenvolve imunidade após a vacinação. Com o tempo, essa proteção também pode diminuir. Por isso, é importante realizar o exame Anti-HBs para avaliar se a pessoa está imunizada. Caso não esteja, é necessário reiniciar o esquema vacinal”, completou.

Fotos: Renato Ramo / SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário