.

.

18 de julho de 2025

Paulista inicia ação de saúde em unidade móvel em frente à USF fechada para reforma no Tururu


Com o objetivo de melhor atender à comunidade do Tururu, localizada no bairro do Janga, e arredores, enquanto a Unidade de Saúde Família (USF) Francisco Marcelo Dias estiver fechada para reforma, a Secretaria de Saúde do Paulista iniciou, nesta sexta-feira (18), uma ação em saúde com consultas médicas e vacinação realizada em unidade móvel estacionada em frente ao posto, localizado na Avenida Procurador Pedro Jorge, 191. O serviço será oferecido todas as quintas-feiras, das 8h às 16h.

Dentre os moradores que aprovaram a iniciativa, esteve a dona Maria de Fátima Santos Tenório, de 72 anos. “Acabei de sair do clínico geral e adorei o atendimento. Ele aferiu minha pressão, disse que estava muito alta, prescreveu medicação, vários exames, me encaminhou inclusive para um dermatologista e me orientou, também, a ir uma urgência médica”, contou.

“Sem o posto na comunidade a gente fica sem acesso médico e esse atendimento pra gente é essencial, porque o outro posto fica distante para os idosos se locomoverem. E esse ônibus aqui, prestando esses serviços, vai ser muito importante. Quando os idosos estão com problemas de saúde, a gente leva para a Unidade de Pronto Atendimento(UPA) e lá, mandam a gente levar a pessoa de volta à um posto de saúde”, ressalta Ana Cristina Silva, moradora da comunidade há 53 anos.

A microempreendedora da localidade, conta que deixou a lojinha fechada e foi procurar atendimento na unidade móvel quando percebeu sintomas de pressão alta. Ana Cristina, elogiou a iniciativa e aproveitou a oportunidade para sugerir que mais serviços possam ser ofertados na unidade móvel, como exames de prevenção, atendimento pediátrico e odontológico.

Segundo o superintendente de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Anderson Nunes, parte dos moradores do Tururu assistidos por esta USF estão acessando serviços de saúde em outra unidade do Janga, a Nossa Senhora Aparecida. O serviço itinerante, segundo Nunes, tem o foco do atendimento a população idosa e Pessoas Com Deficiência (PCD), que apresentam dificuldades para se deslocarem para outras unidades de saúde.

“Inicialmente, por conta do fechamento para a reforma aqui, estamos oferecendo atendimento médico, clínica médica e vacinação, pois nossa prioridade também é atualizar a caderneta de vacinação com imunizantes contra a gripe, Covid-19 e demais vacinas de rotina. O objetivo é que, mais adiante, possamos oferecer mais serviços, como exames de prevenção entre outros”, explicou Anderson Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário