23 de maio de 2025

Secretaria de Administração Penitenciária inaugura a 19ª unidade fabril no sistema prisional


A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) inaugurou, nesta quinta-feira (22.05), a Oficina de Costura na Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB), no Agreste de Pernambuco. É a 19ª unidade fabril implantada dentro de unidades prisionais, das quais sete foram entregues nos últimos dois anos. A iniciativa faz parte do Plano Juntos pela Segurança que objetiva, no âmbito do sistema prisional, reestruturá-lo possibilitando a ressocialização das pessoas privadas de liberdade (PPLs).

Estiveram presentes à inauguração o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes; a gerente da unidade prisional, Anna Carina; e o superintendente de Ressocialização da SEAP, Alexandre Felipe. Entre os representantes do município, estavam o prefeito Tulio Monteiro, o defensor público, Luiz Gustavo Cardoso, e a secretária da Mulher, Santina Oliveira. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceiro na ação, foi representado por Yolanda Oro.

A oficina da CPFB é voltada à produção de fardamentos e enxovais para os detentos do sistema prisional pernambucano. Inicialmente, trabalharão no espaço 12 mulheres e outras 100 PPLs já foram capacitadas na área de corte e costura. Entre os equipamentos doados pela Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen), estão 12 máquinas de costura, uma empilhadeira e uma mesa de pintura.

“A oficina de costura em Buíque é muito importante, é o caminho para levar dignidade e oportunidade para as mulheres reclusas no nosso sistema prisional. A criação de unidades fabris faz parte do Juntos pela Segurança, que visa aumentar o número de presos trabalhando e estudando”, afirmou o secretário da SEAP, Paulo Paes. A previsão, segundo o gestor, é inaugurar mais dez unidades fabris até o final de 2025. As sete áreas de produção inauguradas nos últimos dois anos são nas unidades prisionais de Tacaimbó (01), Santa Cruz de Capibaribe (01), Canhotinho (02), Caruaru (01), Recife (01) e Buíque (01).

“É um dia que acredito que seja um divisor de águas. Essas pessoas vão sair daqui [colônia] totalmente capacitadas, prontas para assumir o mercado de trabalho e esperamos que a sociedade tenha um olhar acolhedor”, disse a gerente da CPFB, Anna Carina. Toda a iniciativa voltada à ressocialização faz parte do Programa Novos Passos da SEAP.

Fotos e vídeos: Amanda Claudino/SEAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário