O número 153, tradicionalmente vinculado à Guarda Municipal, também funciona como canal direto entre a população de Paulista e os serviços da Defesa Civil. Mas o serviço vai além: a ligação gratuita pode ser feita para registrar ocorrências de diversas naturezas, inclusive solicitações e denúncias relacionadas a secretarias municipais como Mobilidade, Serviços Públicos, Meio Ambiente e até Saúde. A central de atendimento recebe, classifica e direciona cada demanda ao setor responsável, oferecendo uma resposta mais ágil e integrada às necessidades do cidadão.
Em tempos de chuvas intensas, como os registrados em maio na Região Metropolitana do Recife, o 153 ganha ainda mais relevância. O município de Paulista tem monitorado de forma permanente 32 pontos críticos, dos quais entre 14 e 16 são considerados de alto risco (nível 4). “Estamos em alerta e com equipes de prontidão nas ruas, principalmente em áreas como Mirueira, Jardim Paulista e Torre Galvão, onde há maior sensibilidade. Atuamos com base no Plano de Contingência e contamos com abrigos preparados para receber famílias em situação de risco”, explicou o secretário de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, Ricardo Medeiros.
Segundo o secretário, a cidade já distribuiu mais de 14 mil metros quadrados de lonas para proteção de encostas, além de realizar ações de desocupação em imóveis condenados. “Demolimos quatro residências em áreas de barreira, com o devido apoio jurídico e social. Nosso objetivo é alcançar a meta de ‘lona zero’, com soluções definitivas de contenção, previstas no projeto da gestão Ramos”, afirmou Medeiros.
A Defesa Civil também tem monitorado estruturas prediais, especialmente em áreas como Fragoso e Maranguape, onde há registros de rachaduras e infiltrações. A população pode usar o 153 para informar sobre imóveis com risco de desabamento, presença de animais soltos, árvores em risco de queda, alagamentos ou deslizamentos.
“Qualquer dúvida, sugestão ou reclamação, o cidadão pode ligar para o 153. Não apenas em situações de emergência, mas também para alertar sobre problemas urbanos que precisam de atenção do poder público”, reforçou o secretário.
Além das medidas preventivas, a prefeitura tem atuado com a Operação Inverno, que incluiu desassoreamento do rio Paratibe e limpeza de canais e galerias, visando minimizar os impactos das chuvas. Mesmo com a intensidade pluviométrica elevada, Paulista não registrou ocorrências graves nas últimas 24 horas, permanecendo em estado de prontidão. O serviço 153 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário