.

.

12 de maio de 2025

Estudantes da rede municipal de Paulista participam de concurso educativo sobre trânsito e mobilidade


Iniciativa faz parte da campanha Maio Amarelo e busca conscientizar crianças e adolescentes

A Prefeitura do Paulista iniciou, nesta semana, uma ação educativa voltada aos estudantes do 2º ao 9º ano da rede municipal, dentro da campanha Maio Amarelo. Com o tema “Como melhorar o trânsito da nossa cidade?”, a iniciativa está sendo realizada nas escolas por meio de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil e a Secretaria de Educação.

Para os alunos do 2º ao 5º ano, a proposta é desenvolver desenhos que expressem a forma como enxergam o trânsito e possíveis soluções para torná-lo mais seguro. Já os estudantes do 6º ao 9º ano estão sendo convidados a escrever redações com reflexões e propostas de melhoria para a mobilidade urbana em Paulista. Os melhores trabalhos serão premiados no dia 30 de maio, com certificados para os três primeiros colocados em cada categoria.

O vice-prefeito Felipe Andrade celebrou a participação ativa dos estudantes. “A ideia do Mobi Legais é justamente aproximar as crianças desse debate. Hoje em dia, elas estão muito antenadas e, muitas vezes, conseguem perceber coisas que passam despercebidas pelos adultos. Vai ser muito enriquecedor”, destacou.

Segundo Ricardo Medeiros, secretário de Segurança Cidadã, a escuta dos alunos tem papel central na campanha. “Queremos entender o que crianças e jovens pensam sobre o trânsito na cidade, o que pode ser melhorado, quais são os pontos fracos. Essa escuta é fundamental para traçarmos políticas públicas mais eficientes. A ação inclui ainda peças teatrais e intervenções educativas dentro das escolas”, explicou.

Para o secretário de Educação, Gilberto Sabino, a proposta é mais do que pedagógica – é transformadora. “Estamos sensibilizando toda a comunidade escolar. Com quase 24 mil estudantes na rede, cada criança pode ser multiplicadora de uma nova cultura de respeito e responsabilidade no trânsito. Já vemos mudanças positivas em locais onde houve sinalização educativa, por exemplo. Essa é uma semente que vai crescer”, afirmou.

Além do concurso, a programação do Maio Amarelo no município inclui outras atividades educativas, como dinâmicas em sala de aula, ações lúdicas e campanhas de conscientização nas ruas. Todas as ações têm como foco principal envolver a comunidade escolar e fortalecer, desde a infância, uma cultura de paz e segurança no trânsito.

Fotos: Beatriz Leite / SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário