.

.

13 de maio de 2025

Em Paulista, Policlínica Josino Guerra recebe ação lúdica sobre uso racional de medicamentos


A Policlínica Josino Guerra, localizada em Maranguape I, no município de Paulista, recebeu uma encenação realizada por uma equipe de TV que, de maneira lúdica, alertou sobre os riscos da automedicação e orientou o público quanto ao descarte adequado de medicamentos. Durante a ação, os usuários também puderam tirar dúvidas com o farmacêutico da rede municipal de saúde, Alexsandro Gonçalves.

A iniciativa integra a campanha “Paulista pelo Uso Racional do Medicamento – com Foco nos Riscos da Automedicação, com uma programação composta por ações educativas e de cuidado voltadas à população, promovida pela Secretaria de Saúde de Paulista, por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, dentro das comemorações do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado no último no dia 5 deste mês. A ação conta com o apoio do grupo do projeto Altos Papos, da Guarda Municipal.

A aposentada Verônica da Silva, de 80 anos de idade, moradora do bairro de Maranguape I, estava atenta a todos os detalhes sobre a ‘reportagem’ e elogiou a iniciativa. “Eu achei ótima, é muito bom, foi ótimo. Para todos nós ouvir a informação e ficar sabendo sobre o uso dos medicamentos. Sempre tomo o que é passado pelo médico e conto com a ajuda da minha cuidadora”.

O farmacêutico Alexsandro Gonçalves falou sobre os riscos da automedicação causados à saúde. “A automedicação pode causar diversos prejuízos à saúde, como reações alérgicas, intolerância a certos medicamentos, toxicidade a longo prazo, problemas hepáticos, entre outros. Por isso, queremos conscientizar a população sobre esses riscos e reforçar a importância de evitar esse tipo de prática. A recomendação é sempre seguir a prescrição médica. E fundamental seguir a orientação médica, respeitando a dose, o medicamento indicado e o tempo correto de tratamento”, ressaltou Alexsandro.

Ele também orientou a população sobre o descarte correto de medicamentos vencidos ou utilizados, indicando os locais apropriados para sua devolução. “A Prefeitura do Paulista disponibiliza diversas unidades de saúde, especialmente as policlínicas, onde a população pode levar medicamentos vencidos ou em desuso para o descarte correto. Embora existam pontos de coleta seletiva na cidade, o ideal é que esse tipo de material seja encaminhado diretamente às unidades de saúde que oferecem esse serviço. Aqui, na Policlínica Josino Guerra, por exemplo, realizamos esse tipo de coleta. Os moradores podem trazer medicamentos vencidos, em uso ou que não serão mais utilizados, para que possamos garantir um descarte seguro e ambientalmente adequado”, explicou.

É muito importante promover ações educativas porque a saúde começa com o uso racional de medicamentos. Esse conceito vai muito além de simplesmente tomar o remédio de forma correta. Ele abrange todas as etapas do processo: desde a prescrição médica, passando pela análise do farmacêutico, que verifica possíveis interações medicamentosas, até o descarte adequado dos medicamentos”, concluiu o superintendente da Assistência Farmacêutica do Paulista, Caio Silva.

A programação “Paulista pelo Uso Racional do Medicamento – com Foco nos Riscos da Automedicação" segue até o final do mês de maio em mais três unidades de saúde e no Centro da cidade.

Confira abaixo a programação:

Dia 15 de maio:

Às 8:30 - Pol. Hélio Inácio

Às 10h - Pol. Adolfo Speck

Dia 19.05:

Às 9h - Pol. Willian Nascimento

Dia 27.05:

Das 08h às 14h - Centro de Paulista, ao lado da Igreja Matriz de Santa Izabel com oferta de diversos serviços de saúde à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário