15 de maio de 2025

Defesa Civil de Paulista mantém estado de alerta devido às fortes chuvas e amplia apoio às vítimas


Até o início da tarde desta quinta (15) foram registradas 28 ocorrências

A Defesa Civil do município de Paulista permanece em estado de alerta, monitorando de perto as áreas de risco devido às intensas chuvas que afetam toda a Região Metropolitana. As equipes da Defesa Civil estão com o trabalho intensificado, principalmente nas áreas de morro e nos pontos mais críticos de alagamentos.

Nesta quinta-feira (15), uma família foi resgatada pela Defesa Civil após o risco iminente de desabamento de sua residência, localizada no bairro da Jaguarana. A equipe realizou a evacuação e encaminhou os moradores para o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), no bairro de Nossa Senhora da Conceição, como ponto de acolhimento , onde recebem apoio até que possam retornar às suas casas com segurança.

"A Defesa Civil encontra-se com as equipes operacionais nas ruas fazendo o atendimento de colocação de lonas plásticas monitorando as ocorrências, tanto dos alagamentos quanto das áreas de morro, além de vistoriar imóveis e garantir a segurança dos moradores", afirmou Cintia Silva, coordenadora da Defesa Civil do município.

Em função dos impactos causados pelas chuvas, as atividades no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, no bairro do Nobre, e no Clube Municipal de Paratibe estão suspensas. Os espaços agora servem como abrigos para as famílias desalojadas e desabrigadas pela força das águas. Além desses locais, a Prefeitura de Paulista também disponibilizou o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), no bairro de Nossa Senhora da Conceição.

Até o início da tarde desta quinta (15), a Defesa Civil do Paulista registrou 28 ocorrências, sendo 11 colocação de lonas nos bairros de Mirueira, Vila Torres Galvão, Jardim Paulista Alto e Baixo,e Arthur Lundgren II. Vistorias no Janga, ⁠Fragoso, Pau Amarelo, ⁠Arthur Lundgren II, ⁠Arthur Lundgren I, ⁠Jardim Maranguape, ⁠Maranguape I e ⁠Nobre. Corte de árvore no Janga e verificação de um poste no Fragoso que estava inclinado podendo cair.

A população pode acionar a Defesa Civil do Paulista em casos de emergência pelos seguintes números: 153, Centro Integrado de Segurança (81) 3371-7992 e pelo WhatsApp (81) 99784-0270, disponíveis 24 horas. As autoridades reforçam a importância de seguir as orientações das equipes de segurança e de evitar as áreas de risco durante este período crítico. A colaboração da comunidade é essencial para garantir a segurança de todos diante dessa situação de emergência.

Fotos: John Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário