3 de janeiro de 2025

Compesa inicia calendário emergencial de abastecimento de água; saiba como consultar


Começa a valer nesta sexta-feira (3) o calendário emergencial de abastecimento de água implantado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

A medida é tomada nos sistemas afetados diante da ausência de chuvas e das altas temperaturas no Estado e ficará em vigor nos três primeiros meses do ano, que antecedem a quadra chuvosa.

A Compesa destaca que 54 dos 172 mananciais operados para abastecimento humano estão em nível crítico ou de alerta. Já 94 dos 184 municípios pernambucanos estão em quadro de estiagem severa.

O calendário pode ser consultado no site da Compesa — clique aqui para conferir. Para acessar o cronograma de abastecimento da sua rua, é preciso inserir o CEP ou endereço.

A Compesa também explica que as altas temperaturas causam o aumento da evaporação das águas armazenadas, ao mesmo tempo que demandam crescimento do consumo.

"Considerando as previsões climáticas para o próximo trimestre, que indicam acumulado de chuva de normal a abaixo do normal e temperaturas acima da média para todo o Estado, a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e Apac emitiram alerta de contingenciamento hídrico em várias cidades pernambucanas, com reflexo no abastecimento de água", detalha a Compesa.

Os ajustes no calendário serão feitos em janeiro, fevereiro e março e serão acompanhados de ações emergenciais propostas pela Companhia, como o reforço da frota de carros-pipa.

A Compesa também trabalha em obras estruturantes, que estão em via de entrega para garantir a segurança hídrica do abastecimento, como as adutoras do Agreste e Serro Azul, além das obras complementares da Adutora do Alto Capibaribe, entregue em dezembro.

"Também estão sendo reforçadas as equipes de manutenção para atuar de forma ainda mais rápida no conserto de vazamentos e combater o desperdício. A ativação de captações antigas e novas obras ainda estão em execução para evitar que cenários como este voltem a ocorrer no futuro", completa a Compesa.

Fonte: Folha de Pernambuco
Foto: Compesa/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário