O Centro de Recondicionamento de Computadores – CRC/Recife, certificou 243 jovens e adultos que concluíram o curso de formação de 2023. A iniciativa faz parte do Programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações. Na ocasião também foram entregues 200 computadores a 20 instituições pernambucanas.
O Presidente do Instituto de Inovação e Economia Circular Sávio França, que coordena o CRC, destacou a principal missão do Centro de Recondicionamento de Computadores. “Nos últimos 15 anos, formamos 19.500 pessoas. Cada formatura podemos perceber as facilidades e as dificuldades que cada aluno passou nessa caminhada. Mas, esta formação é apenas o ponto de partida, como uma oportunidade que é dada ao aluno. Existem várias exclusões, mas a digital é uma exclusão que amplia as demais. Então a missão do CRC Recife não é só recondicionar máquinas, mas também recuperar esperanças.”
O evento, que aconteceu nesta quarta, 29/11, no Auditório do Sebrae, na Ilha do Retiro, contou com a exposição Eletrônico Não é Lixo, onde os participantes puderam apreciar os equipamentos de outras décadas que foram recolhidos nas residências e empresas. A exposição, organizada pelo CRC, provoca a sensação de um viagem mágica ao passado, um verdadeiro passeio no túnel do tempo.
Participaram do evento, além de Sávio França e o Diretor de Projetos de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Rômulo Barbosa, o diretor do Colégio Marista São Luís do Recife, irmão Maicon Donizete; o Coordenador-Geral de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Gustavo André Fernandes; o representante do Sebrae Pernambuco, Vitor Abreu; o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida; e os secretários municipais de Trabalho e Qualificação Profissional, Adinara Gonçalves; de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Florêncio; do gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça; Marcou presença ainda a Superintendente da Regional Pernambuco do Ministério do Trabalho Suzy Rodrigues.
O CRC é uma entidade de formação e de promoção da logística reversa, através do recolhimento e recondicionamento de eletro/ eletrônicos, mantido pela REEEcicle, ligado ao Instituto de Inovação e Economia Circular, cuja missão é seguir no compromisso de uma gestão responsável dos resíduos sólidos, garantindo um meio ambiente sustentável e fazendo a diferença na vida das pessoas.
O CRC atua recolhendo quipamentos eletrônicos danificados nas residências, indústria e comercio, para passarem por uma remanufatura reversa. Para cada 5 computadores recondicionados, 1 é doado em excelente estado de uso para algum projeto de impacto social, junto com um pacote de formação presencial e a distância.
Ao longo dos 15 anos de existência do CRC, 19.500 jovens e adultos receberam formação na área de tecnologia. Mais de 1,7 mil toneladas de eletrônicos foram recolhidos, evitando a poluição do meio ambiente, além dos mais de 6 mil computadores doados a instituições sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário