.

.

27 de maio de 2023

O orgulho divide os homens, a humildade os une


A construção de um caráter não acontece da noite para o dia. A formação do ser humano tem todo um percurso, às vezes longo, em outros momentos breve. Todavia, aquele que quer liderar e se acha apto a exercer a liderança, precisa ter, entre tantos atributos, uma característica em especial: a humildade. 

O mestre Jesus, na sua carga enorme de atributos, sempre tinha a humildade presente em todos os seus atos. Ser quem era, o maior dos homens, contudo, não deixava de se colocar à disposição dos outros homens. E o mais tremendo disso tudo, no caso de Jesus Cristo: entregar sua vida por uma causa. 

Eu escolhi a virtude da humildade, pois a acho a mais sublime e espetacular das virtudes humanas. E por que também não afirmar que é a mais divina? Pois como bem falamos há pouco, a virtude da humildade norteou a vida de Jesus. 

Várias pessoas têm o desejo a vontade de liderar, mas acreditam muito mais no EU do que no NÓS. Admiram a própria fala. Praticam deliberadamente o egocentrismo sem nenhum pudor. Fico muito triste quando vejo pseudolíderes agindo dessa forma. Miguel Arraes já dizia ‘’muitos querem ser muita coisa, mas na verdade não sabem nem o que são’’. 

É o que vemos acontecer nos dias atuais. Muitos se autoproclamam lideranças, encantadores de multidões, articuladores de massas, formadores de opinião. Pessoas – homens e mulheres – que se orgulham vilmente do poder que têm sobre os seus liderados. Observo esses falsos líderes como coitados, pelo simples e pontual fato de que jogaram no lixo da sua história a virtude da HUMILDADE.

O grande líder indiano Gandhi já pontuava: ‘’A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita’’. Faço das palavras do grande líder indiano o meu mantra diário. O importante não é o sucesso da chegada, mas sim, a experiência adquirida na caminhada. 

Procuro a cada dia fazer o exercício diário de estar mais à disposição do meu próximo e o meu próximo, diferentemente do que alguns imaginam, não é o familiar, o melhor amigo. Sim, esses também são, mas o verdadeiro próximo é que necessita de minha energia, meu saber, minha luta, minha disposição, minha vontade em ajudá-lo. 

Ah... os troféus da vida, os títulos, as honrarias. Gostaria sinceramente que eles não existissem. Temos que dar com a mão esquerda e fazer com que a direita não veja. Contudo, a humanidade, desde seus remotos tempos, tem procurado reverenciar quem busca fazer a diferença nas mais diversas áreas. Isso em tal medida é salutar, pois serve até como combustível para seguir em frente e... dando uma espiada no retrovisor da vida, observarmos que as coisas estão dando certo. 

Na noite de ontem, após um dia muito cheio e de decisões pesadas neste caminho que trilhamos da luta sindical, tive o prazer de receber o prêmio Top 25. É uma premiação feita pelo Jornal Folha Cristã para parabenizar os destaques do Litoral Norte em gestão pública, empreendedorismo e ação social. Recebi a comenda com muita alegria, agradecendo a distinção, consciente de que estamos no caminho, mas, sobretudo com os pés colados, muito bem colados no chão. Calçando as alparcas que não cabem nos pés de muitos: as SANDÁLIAS DA HUMILDADE. Dedicando esse prêmio a cada servidor público do município do Paulista, a minha diretoria e principalmente a meu DEUS. 

Continuarei na luta, fazendo e buscando aquilo que acredito ser melhor para o meu grupo social (servidores públicos municipais do Paulista), mas sempre mantendo a sobriedade, o espírito de companheirismo, solidariedade, a observância da legalidade e principalmente agindo dentro da quadra da humildade – pronta pra servir e não ser servida. 

Encerro aqui as minhas palavras parafraseando o grande produtor, diretor e ator inglês, um dos homens mais inteligentes do século XX, Charles Spencer Chaplin: ‘’Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá’’.

JUCINEIDE LIRA
Presidente do Sinsempa
(Sindicato dos Servidores Municipais do Paulista-PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário