10 de agosto de 2015

Pescadores e marisqueiras do Paulista têm audiência pública nesta terça (11)

Esgotamentos sanitários sem tratamento estão prejudicando a pesca artesanal no município


Os pescadores e marisqueiras do município do Paulista têm uma audiência marcada na Câmara Municipal de Vereadores do município nesta terça (11), às 9h, com a Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA e a Promotoria de Meio ambiente do Paulista. O motivo são os esgotamentos sanitários que são despejados no mar, sem nenhum tratamento e que vêm prejudicando a pesca artesanal da cidade.

A degradação ambiental ocasionou a extinção de várias espécies de peixes na área litorânea do Paulista, como Tainha, Boca-Mole, Barbudo, Saúna e outras que compõem a pesca artesanal do local. Além disso, os mariscos também desapareceram da área litorânea da praia do Janga até Maria Farinha, sendo atualmente encontrados somente em Mangue Seco.

De acordo com o presidente da Colônia dos Pescadores do Paulista, Luiz Mangote a situação é grave. "Por conta da falta de várias espécies e dos mariscos, muitos pescadores estão passando por dificuldades e para promover o sustendo de suas famílias estão catando latas e as marisqueiras, fazendo faxinas”, ressaltou ele. Através da audiência requerida pelo vereador Fábio Barros, Mangote espera que a situação seja resolvida o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário