Ciclomotores do tipo cinquentinha agora só saem da loja se forem emplacados. A mudança entrou em vigor na última sexta, atingindo todos os novos veículos adquiridos em Pernambuco. Ao comprar uma cinquentinha, o proprietário deve apresentar os documentos pessoais na loja para serem enviados com a nota fiscal ao Detran-PE, que emitirá um Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Até então, o condutor deveria mostrar apenas a nota fiscal e uma autorização para condução (ACC) ou a carteira de motorista (CNH) se fosse parado em uma fiscalização. Agora, o CRLV torna-se obrigatório para as novas motos. As cinquentinhas adquiridas antes da alteração das regras também deverão se adequar aos novos requisitos em um futuro próximo.
A mudança tem como objetivo aumentar a segurança da população. Com as nova regulamentação e um trabalho intensificado de educação e fiscalização, a tendência é que os acidentes e o desrespeito às leis de trânsito diminuam.
Aqui em Pernambuco os ciclomotores do tipo cinquentinha são isentos do IPVA. O condutor deve pagar apenas o licenciamento e o seguro obrigatório do veículo, que garante indenização às vítimas em caso de acidente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário