19 de outubro de 2013

Paulista vacina cães e gatos contra o vírus da raiva

Com a proposta de imunizar 42 mil cães e gatos contra a raiva neste sábado (19), a Secretaria de Saúde do Paulista disponibilizou 98 pontos de vacinação espalhados pela cidade, entre unidades da rede municipal, associação de moradores e clubes. Os locais estão abertos ao público até às 17h. 
A abertura do evento aconteceu na Praça da Liberdade, em Paratibe. O foco da iniciativa, que vai envolver 350 profissionais, são os animais sadios com mais de três meses de idade.


Antes do dia “D” da mobilização contra o vírus, os agentes de controle de zoonoses e endemias estão visitando residências por toda a cidade.

A pré-campanha chega nesta terça-feira (15.10) ao setor das praias, iniciando os trabalhos pelo bairro da Conceição. A ação está sendo coordenada pela Superintendência de Vigilância à Saúde.

Raiva – A transmissão da doença é feita através do contato com a saliva de um animal infectado ou através de uma mordida. Quando uma pessoa é agredida por um cão, gato, morcego ou sagui, é importante lavar bem a ferida, com bastante água e sabão (amarelo) e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde. Os principais sinais do animal doentio são: mudança de hábito ou de comportamento, agressividade, salivação e paralisia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário