.

.

9 de abril de 2013

Pernambuco perde um Deputado Federal

O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB), leu em Plenário decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que mudou, por 5 votos a 2, a distribuição do número de deputados por estado na Câmara a partir das eleições de 2014.

A mudança seguiu a proporção populacional demonstrada pelo Censo do IBGE de 2010 e atinge também as distribuições nas assembleias legislativas e na Dâmara distrital.

Henrique Alves disse que, se o estado se considerar prejudicado, pode entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a decisão, os estados de Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul perdem uma cadeira. Paraíba e Piauí perdem duas cadeiras cada um.

Os estados do Amazonas e de Santa Catarina ganham cada qual uma cadeira. Já os estados do Ceará e de Minas Gerais ganham duas cadeiras. O Pará ganha quatro cadeiras, passa de 17 para 21 representantes; e São Paulo continua com 70 deputados federais.

O julgamento decorreu de uma petição da Assembleia Legislativa do Amazonas, que pedia o recálculo do número de cadeiras a que o estado tem direito na Câmara dos Deputados.

Via Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário