Fazendo parte da programação do projeto Na Estrada - Sabores de Pernambuco, o I Festival Gastronômico da Mata Norte acontece entre os dias 14 e 20 de abril, nos municípios Goiana, Itapissuma, Igarassu, Abreu e Lima e Paulista. Com o intuito de incentivar a criatividade dos profissionais de restaurantes locais, resgatando e valorizando ingredientes que fazem parte da culinária regional, o festival tem realização do Senac, Sebrae e da Revista Prazeres da Mesa.
Os seguintes estabelecimentos participam do projeto: Dona Zizi, Restaurante Catarinense, Pan Lanches, Restaurante e Pizzaria Mezzo a Mezzo, em Abreu e Lima; Buraco da Gia, Ki Sabor e Restaurante do Zito, em Goiana; Caminho da Ilha, Camp Fertile Padaria Gourmet, Natrielli e Restaurante Sertão, em Igarassu; Caldinho e Caldeirada da Lidiane, em Itapissuma; Alcaparra Restaurante, Hotel Amaoaras, Lá em Casa, Mezzo a Mezzo Self Service e Restaurante Bella Apetite, em Paulista.
Além do circuito, também haverá a Feira da Gastronomia Regional, que será realizada nos dias 15 e 16 de março, em Goiana. A mostra conta com a exposição de mercadorias de produtores da Mata Norte, oficinas e desgustações. Os chefs convidados irão utilizar ingredientes relevantes da culinária local para desenvolver novas receitas e explorar a utilização dos produtos. São eles: César Santos (PE), Biba Fernandes (PE), Leandro Ricardo (PE) e Eudes Assis (SP) - considerado o melhor do País em frutos do mar. A entrada é gratuita.
O PROJETO - Os organizadores do projeto Na Estrada - Sabores de Pernambuco partem da premissa de que a gastronomia é um importante impulsionador do turismo. A ação faz um mapeamento de elementos da culinária local de cada região, realizado pela Faculdade Senac Pernambuco. Com base nas informações levantadas, o chef e consultor do projeto César Santos, do Restaurante Oficina do Sabor, entra em cena para liderar uma equipe de consultores e professores que capacitam colaboradores dos estabelecimentos participantes.
Posteriormente, os restaurantes capacitados participam do Festival Gastronômico com pratos inéditos e repaginados de acordo com as técnicas e conceitos da cozinha contemporânea. Já a Feiras da Gastronomia Regional valoriza a cadeia produtiva da região e promove o acesso da população às receitas criadas pelos chefs convidados.
Via NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário