Por Reinaldo de Oliveira*
Como se não bastasse o passado da cidade do Paulista, centro de tecelagem que haveria de gerar a maior cadeia de lojas da época, as ‘Casas Pernambucanas’, espalhada por todo o Brasil, ponto de criação, no seu Haras Maranguape, dos melhores puros-sangues ingleses, de corrida, que haveria de dar o tordilho Mossoró, vencedor do primeiro Grande Prêmio Brasil, corrido no Jockey Club do Rio de Janeiro, em 1932, empreendimentos que tinham à frente os membros da família Lundgren e que projetaram o nome da cidade por todo o país, Paulista vive um presente grandioso, incluída que está, segundo a revista Exame edição 1022 * 22/08/2012, como a décima cidade dentre as 40 de regiões metropolitanas do Brasil em que o consumo mais cresce (2,6 bilhões) calculado para o período de 2010 a 2020.
A população da área de influência é de cerca de 730,0 mil pessoas que ainda não dispõem de um grande shopping para as suas compras. Enquanto o pólo sul de Pernambuco ostenta um desenvolvimento significativo com o Porto de Suape e a Praia de Porto de Galinhas além da presença de um estaleiro, de pólo petro químico e fábrica de automóveis, o governo de Eduardo Campos volta suas vistas para a zona norte contemplando Goiana e apoiando o North Way Shopping, no Paulista, empreendimento que partiu da idéia do engenheiro Avelar Loureiro Filho, quando apresenta seu projeto de construção do maior shopping de área metropolitana do Estado. A história da região também foi contemplada quando o empreendimento toma como símbolo as chaminés das antigas fábricas Arthur e Aurora e acrescenta fumaça que simboliza o futuro desenvolvimento da região. Além disso já recuperou a chaminé da Fábrica Arthur, patrimônio histórico e cultural de Pernambuco, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, partindo para a recuperação do Cruzeiro e do Prédio Administrativo que ficará no centro do Shopping, constituindo-se na sua maior atração.
No último dia 31 a ACLF Empreendimentos reuniu no futuro local de construção do Shopping, ao lado do antigo Prédio Administrativo, centenas de pessoas entre autoridades do Governo Estadual e Municipal para apresentar o excelente vídeo do projeto, precedido pelo discurso do Engenheiro Avelar Loureiro que expôs as belas perspectivas do futuro da cidade. Com um excelente cerimonial e um belo coquetel, a solenidade teve a irrepreensível apresentação de Silas da Costa e Silva e Graça Araújo. O North Way Shopping deverá abrigar 147 lojas, 41 fast-food, 9 megalojas, um supermercado, duas praças de alimentação, 12 salas de cinema, mais de 5 mil vagas de estacionamento, uma faculdade já em funcionamento, um hotel classe executiva para 500 leitos, além de um Centro Empresarial e um Centro Hospitalar de grande porte, o North Way Medical Center.
A parte principal da solenidade se prendeu à concessão a todos os membros componentes do Conselho Estadual de Cultura, dos títulos de Cidadãos Paulistenses. A solenidade foi presidida pelo Presidente da Câmara, Vereador Antonio José Lima Valpassos (Tonico), autor do projeto que reconheceu a participação do Conselho Estadual no tombamento das chaminés e das áreas que abrigarão o Shopping. Presente o prefeito Gilberto Gonçalves (Matuto) que usou da palavra em nome da cidade, agradecida ao C.E.C. e a A.C.L.F., tendo havido o excelente pronunciamento do Poeta Marcus Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura, quando historiou a cidade do Paulista imprimindo o tom poético às narrativas e terminando por bela poesia de sua autoria que se ajustou ao momento.
O Conselho compareceu, à exceção de José de Souza Alencar, (Alex), convalescendo em sua residência, tendo recebido os títulos, além do presidente, os Conselheiros Reinaldo de Oliveira, Geraldo José Marques Pereira, Leonardo Dantas Silva, José Carlos Viana, Marcos Prado, Ana Paula Santana, Marilena Araújo e Isaar França. Registre-se o fato de que é a primeira vez que um titulo de cidadania é concedido a um grupo de pessoas por relevantes serviços prestados.
*Membro da Academia Pernambucana de Letras e dos Conselhos de Cultura do Estado e do Município
Via Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário