.

.

14 de maio de 2011

Desde o ano passado, moradores de Paratibe esperam reforma em posto de saúde

O Posto de Saúde Euzanir Ferreira de Araújo está com o setor de pediatria interditado, pichações na fachada e paredes com mofo; até 15 de junho, as obras serão iniciadas no local, diz secretária de saúde

O Programa de Saúde da Família no bairro de Paratibe, em Paulista, tem apresentado um atendimento precário à população. O Posto de Saúde Euzanir Ferreira de Araújo tem pichações na fachada, paredes com mofo e água dentro das salas. Os problemas são tantos que o setor de pediatria foi interditado.

De acordo com os moradores da comunidade de Jardim Monte, o local não recebe a atenção das autoridades faz tempo. “Antigamente, tinha ginecologista, clínico e fazia exame de sangue. Agora está um absurdo com mofo e o mau-cheiro”, diz a auxiliar de produção Risoline Barbosa.

O NE TV já tinha mostrado essa situação outras duas vezes. A primeira foi no dia 5 de outubro do ano passado. Na ocasião, a Secretaria de Saúde de Paulista informou em nota que faria reformas no posto, mas não marcou uma data. A segunda visita aconteceu no dia 5 de janeiro. Encontramos o posto lotado e sem médicos para atender.

O diretor administrativo da Secretaria de Saúde de Paulista, Severino Ramos, se comprometeu a fazer uma reforma e entregar tudo pronto até 29 de abril. Mas não foi o que aconteceu. A situação só piora. A pediatra que atende no local foi deslocada para outra sala, já que a da pediatra tem tanto mofo e água que foi interditada. Ainda assim, os pacientes dizem que o serviço não é bom.

Já a sala do dentista tem todo o equipamento, mas não funciona. Não há ginecologista, de acordo com as mulheres. No quintal, existe muito mato e lixo. A equipe do NE TV retornou à Secretaria de Saúde e conversou outra vez com Severino Ramos (foto 5), mas ele não quis marcar uma data no Calendário. Ele disse que não pode se comprometer sozinho a reformar o posto, porque há decisões que estão além da sua competência como diretor.

“São planos que fogem da minha competência, por isso o posto não foi cumprido no prazo. Não vou marcar outra data porque não tenho como fazer com que se cumpra o calendário. Eu gostaria que vocês falassem com a secretária de Saúde porque ela poderia dar uma resposta mais concreta sobre a situação do posto”, diz Severino Ramos.

Segundo a secretária de Saúde de Paulista, Terezinha Mouzinho, a obra atrasou por causa de problemas na licitação. Mas um novo processo está em andamento e, possivelmente no início de junho, a reforma começa. Com isso, foi marcada a data de 15 de junho no Calendário do NE TV para a equipe do telejornal voltar ao posto e conferir se os trabalhos, de fato, foram iniciados.

Um comentário:

  1. As mesmas coisas sempre.
    * Falta de recursos;
    * Em licitação;
    * Vamos fazer;
    * Me dê um prazo;
    * Mês que vem tá pronto, e o povo dane-se !!!!!!

    ResponderExcluir