18 de março de 2011

UMA ENTREVISTA

Sem medo de ser Feliz!

Não há como voltar atrás, na política o sujeito político é sempre exigido ao extremo. É até passivo de erros, como todo ser humano. No entanto, a reparação [o pedido de desculpas] deve ser sempre dirigida ao povo, que na sua soberana compreensão, o perdoa.

Nesta quinta-feira 17 de março, o professor e vereador Tonico [PSB] deu um grande passo para lançar-se na história política da cidade do Paulista. Disse ele: ”não sou candidato de mim mesmo, este projeto deve ser construído com os vários segmentos da sociedade”.

Um político experiente, que está no seu quarto mandato de vereador, presidente do Legislativo por outras tantas vezes, sabe dos percalços que o aguarda a partir de hoje. Ao se declarar guardião de um projeto de sucessão ao governo da cidade do Paulista, coloca-se na condição de vitrine. Um alvo que até fogo amigo, irá quer acertá-lo e tirá-lo do páreo.

Este também é um momento de tomada de consciência, é o reconhecimento solitário de que foi dada a largada, para uma longa viagem que não se pode ter medo do seu desfecho.

Disse ainda Tonico: ”o deputado Sérgio Leite [PT], já disputou por três vezes a prefeitura de Paulista, é do campo dos partidos aliados, e também é meu amigo. Isto só aumenta a nossa responsabilidade em manter o respeito e o alto nível da disputa”. Fica estabelecido que a disputa sucessória de 2012 vá se da entre os partidos da base aliada. O respeito fica no campo da metáfora, a realidade é muito racional e fria.

Ao longo da gestão do prefeito Yves Ribeiro[PSB], é de vital importância que todos que pensamos e fazemos política reflitamos sobre a forma de como ele se instalou na cidade, a maneira de como ele governa esta cidade, o perfil de seus secretários e principalmente quais são as transformações estruturadoras que a cidade vem adquirindo, não importando a origem dos recursos. Então disse Tonico[PSB]:”buscarei a indicação do prefeito Yves[PSB] e do governador Eduardo Campos[PSB], por entender que a condução do processo sucessório passa por ambos, mesmo sabendo que o governador só discutirá eleições em 2012. Mais preciso fazer a minha parte. – Sei que o PSB terá um candidato em Paulista”.

Sem medo de ser feliz! Do ponto de vista ontológico, todo ser humano nasce sem qualquer tipo de medo, e predestinado a buscar a felicidade. É justamente a convivência em sociedade, e a natureza do Estado-nação, que impõe medo aos homens, que são repassados pelos nossos antepassados [avós, pais, tios, tias, professores, etc.], quanto mais conservadora a sociedade, mais medos esta impõem aos seus jovens, e a seu povo.

Quero dizer, que não devemos desistir de nossos projetos, e que o convencimento da grandeza e da importância do nosso projeto, se reproduz à medida que as pessoas se encaixam e são acolhidas pelo grupo numa sinergia envolvente e emotiva. Pois política além de racional na sua aritmética tem também a sua variável emocional. Logo, entendo que foi dada a largada para a agenda sucessória de 2012 e o PSB tem candidato.

5 comentários:

  1. Como ouvinte assídua do FOLHA POLÍTICA,não poderia ter deixado de ouvir essa entrevista, tendo em vista trar-se de um representante de minha Cidade.Confesso que gostei muito!O profº Tonico,como em outros momentos,foi muito coerente, objetivo e muito realista(pé no chão mesmo),buscou não desqualificar seus (possíveis) adversários e despojou-se de qualquer vaidade quando disse: ”não sou candidato de mim mesmo, este projeto deve ser construído com os vários segmentos da sociedade". CORAGEM, foi o seu nome, quando afirmou querer o Prefeito Yves em seu palanque,mesmo diante da significativa rejeição que este possue, para tanto,tentou mostrar, através de sua óptica,o lado positivo do Governo ao qual faz parte ,atuante.Tonio,acho que você encontrou o seu caminho,siga em frente e boa sorte!Tenho dito!

    ResponderExcluir
  2. Teremos que ficar refêns de algumas ideias? devemos optar pelo continuísmo? devemos ficar refêns da mesmice? Ora gente!!!! cresçamos e vamos ao futuro de forma consciênte. Isto é sem sonhos, apenas com um pé na REALIDADE. CARLINHOS KAETÉS, O FORTE DA CULTURA

    ResponderExcluir
  3. Quanto foi gasto no carnaval do Paulista?
    CARLINHOS KAETÉS, O FORTE DA CULTURA.

    ResponderExcluir
  4. É verdade Carlinhos, por isso eu apostaria na formúla: Experiência + Inovação = Mudança. Tenho dito!
    Obs: Também gostaria muito de saber, quanto oi asto no Carnaval!? Tenho dito!

    ResponderExcluir