24 de fevereiro de 2011

BAGWALL FREIA O AVANÇO DO MAR RECUPERANDO A PRAIA DO ICARAÍ

A população de Caucaia volta a sorrir na praia do Icaraí, no trecho onde foi construído o Barra Mar Dissipador de Energia Bagwall, entre as barracas Peixe Frito e Ipacarai, já ocorreu a engorda natural da praia.A praia já ganhou uma faixa de areia com mais de 40 metros, domingo passado quem foi ao Icaraí, surpreendeu-se ao ver as crianças brincando na areia da praia, peladeiros jogando futebol de areia, surfistas, ambulantes, transeuntes enfim a praia ganhou vida, coisa que há mais de 15 anos não se via por aqui.O Dr. Marco Lyra engenheiro especialista em obras costeiras fala sobre o assunto e explica: O Ceará é o primeiro estado do Brasil fora de Alagoas a utilizar essa tecnologia americana de sucesso no combate à erosão costeira.

 Os resultados iniciais obtidos na praia do Icaraí mostram que o Bagwall está freiando o avanço do mar. Esta é uma obra de engenharia que tem sua eficácia comprovada no controle da erosão costeira em áreas urbanas, onde além de conter o avanço do mar na linha de costa sem transferir o processo erosivo para áreas adjacentes, o local que antes estava em erosão passa a ocorrer a recuperação do perfil da praia com a engorda natural no local da intervenção. A obra do Icaraí é a quarta obra realizada no Brasil utilizando essa tecnologia em condições geológicas, morfológicas e hidrodinâmicas distintas, onde o resultado final foi exatamente o mesmo: Contenção do avanço do mar sem transferir o processo erosivo para áreas adjacentes; Recuperação do perfil de praia com a engorda natural e a facilidade de acesso da população da praia à praia recreativa, com isso, pode-se afirmar que esta solução de engenharia é talvez a menos impactante no caótico ambiente costeiro.É lamentável que na Região Metropolitana de Recife as administrações municipais, mantenham como escolha para obra de defesa costeira a colocação de pedras na praia, destruindo a paisagem local, retirando da população seu direito de ir e vir à praia recreativa, promovendo a desvalorização dos imóveis no local da intervenção, colocando o comércio e o turismo em situação difícil.Antes de escolher qual a solução de engenharia deve ser utilizada na obra de proteção costeira, é necessário verificar se a obra que está sendo proposta já foi utilizada em outro local, há quanto tempo ela está funcionando, qual a sua durabilidade, qual o custo de manutenção, qual o impacto ambiental após a sua implantação, sem a utilização desses critérios para escolha da obra de engenharia, corre-se um sério risco de perder todo o investimento feito na obra.

Com uma durabilidade de até 30 anos para esse tipo de obra, nas duas primeiras obras construídas no Brasil a mais de 7 anos, nenhum centavo foi gasto com manutenção.

Marco Lyra
Engenheiro Especialista em Obras Costeiras

Precisamos buscar soluções urgentes para os pontos críticos em nossa costa (RMR) e resolver problemas como os das praias de Paulista. Estarei visitando estas obras de contenção no Ceará e retomando a discussão com a sociedade Paulistense.

Vereador Fábio Barros

Um comentário:

  1. Seria muito interessante se alguma coisa fosse feita para a recuperacao das praias de Paulista. Sou morador da praia de Pau amarelo, e confesso que fico desanimado ao ver a situacao na qual se encontra a praia, se comparado a pelomenos 10 anos atraz. As pessoas gostavam muito de praticar atividades esportivas na praia, muitos turistas vinham no verao, eu gostava ir a praia durante a tarde, para aproveitar a paisagem e o ambiente calmo que era... hoje, nem lembro a ultima vez que fui a praia, moro muito proximo ao mar, da minha casa vejo o mesmo, mas nao tenho vontade de ir ve-lo de perto, para nao ficar mais triste ainda com o abandono desse paraiso... Mas quando chegam as eleicoes municipais, esses canalhas filhos da puta, sabem perturbar os moradores com essa porcalhada toda, que e a politica. Acho que as raizes desses problemas sao principalmente a falta de educacao das pessoas, de uma formacao cultural, falta de incentivo para populares terem educacao e saude de boa qualidade... Temos que cuidar de nos mesmos, se nao souberem a importancia da preservacao do meio ambiente, como irao ter mais cuidado com a natureza????? infelizmente ficamos nos aqui vendo esse descaso por parte de uma politicagem de ma fe que domina a sociedade da nossa cidade. Falam ate hoje de alguns milhoes de reais liberados pelo governo federal, para recuperar a faixa litoranea de Paulista, mas isso ja faz tempo, enquanto isso vemos o mar engolindo a praia, e deixando um cenario digno de um tsunami... Enfim, esses comentarios talvez nem sirvam pra nada, mais como morador e amante confesso desse lugar, deixo a mostra minha indignacao, causada principalmente por esses porcos podres, filhos da puta, que ocupam a prefeitura e o governo. odeio politicos, mas por conta de tudo que eles nos submetem...

    ResponderExcluir