10 de maio de 2010

Comentário Político

Coluna de hoje da Folha

Nacionais

PSDB vai tentar com Alckmin completar 20 anos de poder ininterruptos em SP

Escrito por Inaldo Sampaio


O PSDB lançou em SP neste sábado o seu candidato a governador: Geraldo Alckmin, que terá como vice o empresário Guilherme Afif Domingos (DEM) e como candidatos ao Senado Orestes Quércia (PMDB) e Aloísio Nunes Ferreira (PSDB).


Caso Alckmin vença a eleição, o PSDB terá ficado no governo de SP 20 anos ininterruptos.
Foram eleitos pelo partido Mário Covas (duas vezes), Alckmin e José Serra. Isso é uma das provas de que quando o governo dá certo o povo vota pela sua continuidade.


Todos três foram bons governadores e por essa razão o senador e candidato do PT, Aloízio Mercadante, deve perder de novo a eleição.

Estados e municípios desviam verbas destinadas à educação



O Ministério da Educação (MEC) constatou que 21 estados deixaram de aplicar R$ 1,2 bilhão em ensino básico no ano passado. O dinheiro deveria ter sido repassado ao Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), principal mecanismo de financiamento da rede pública. Mas, numa espécie de sonegação contábil, acabou livre para custear outras atividades.

O MEC já alertou os tribunais de contas dos estados e municípios, os ministérios públicos federal e estadual, os conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb e os respectivos governos estaduais. Convencido de que é preciso aumentar os investimentos em educação, o ministério quer evitar desvios nas verbas legalmente reservadas para o ensino.(De O Globo).


Estaduais

Uma fera ferida

Imaginar que Jarbas decidiu enfrentar Eduardo apenas para armar um palanque de sustentação para Serra em Pernambuco é muito simplório. É não conhecer a personalidade e o histórico de lutas do senador na adversidade.

Provocado, instigado, desafiado e humilhado, Jarbas teve seus brios feridos lá atrás, quando Danilo Cabral, um dos interlocutores mais próximos do governador, numa entrevista de página inteira a esta Folha, chegou a afirmar que ele (Jarbas) não tinha coragem cívica.

Na ocasião, o senador não passou recibo, mas entendeu como uma mensagem teleguiada de Eduardo para um tira-teima. Como reiterou em sua entrevista, quinta-feira passada, quando disse sim à convocação das oposições, não estava nos seus planos uma quarta disputa para o Governo estadual. Mas ela está posta por uma inconseqüência dos aliados do governador.

Eduardo poderia ter pela frente uma reeleição muito mais tranquila, não fosse o despreparo e a imaturidade de quem, sem o verniz da política, fala na hora errada o que não deve.

É claro que enfrentar Jarbas transformará Eduardo, definitivamente, numa liderança nacional, caso tenha um resultado positivo. Conquistar um segundo mandato sem risco, entretanto, era tudo que o governador desejava.


RECUOU – Não é apenas o prefeito tucano de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, que pode rever sua promessa de votar na reeleição de Eduardo Campos. Em Araripina, o deputado Emanuel Bringel, também do PSDB e ligadíssimo ao senador Sérgio Guerra, que vinha adotando uma postura governista na Alepe, já deu espaço para Jarbas em sua emissora de rádio no município e comunicou aos quatro vereadores do seu grupo na Câmara que votará em Jarbas.

Candidatura Jarbas movimenta pauta do PSB e de Eduardo


 A direção estadual do PSB se reúne hoje para discutir ações e estratégias que serão usadas pelo partido na eleição deste ano. Entre outros assuntos, os socialistas irão analisar, principalmente, o cenário político a partir da decisão do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) de disputar o governo do estado. A reunião parece ser, portanto, o primeiro passo do PSB para enfrentar o maior adversário do governador Eduardo Campos (PSB) no estado. - A partir da manhã de hoje, o governador Eduardo Campos estará reunido com todo seu secretariado em um hotel fazenda, em Moreno.

De acordo com o presidente regional do partido e vice-prefeito do Recife, Milton Coelho, no encontro do PSB será discutido um plano de ação para todo o estado. "Iremos montar um calendário de reuniões com os pré-candidatos a deputados federal e estadual. O objetivo é de orientá-los sobre as regras da nova legislação para esta campanha", ressaltou o socialista. O PSB vai disputar a eleição para Assembleia Legislativa com 20 candidatos. Já a chapa para concorrer à Câmara dos Deputados ainda não está fechada.


Na reunião marcada para hoje, no entanto, os socialistas pretendem ir muito além das questões burocráticas. Segundo Milton Coelho, a militância e as lideranças municipais irão passar por um processo de preparação para defender o governo em suas cidades. "É preciso que eles tenham argumentos para contra-argumentar quando forem questionados sobre algum projeto da nossa gestão. As vezes as pessoas criticam porque não têm conhecimento do que foi feito". O início da reunião está prevista para as 19h, na sede do PSB.(Do Diario de Pernambuco.


O grito de guerra - A reunião do secretariado de Eduardo, hoje e amanhã, com espaço reservado à Imprensa apenas no segundo dia, tem muito mais agenda política do que administrativa. O governador vai traçar, na verdade, a estratégia diante do seu exército para o clássico de outubro próximo.


PP sinaliza para Jarbas - Principal liderança do PP em Pernambuco, o deputado Eduardo da Fonte tem conversado muito nos últimos dias com o senador Sérgio Guerra. Se o seu partido se aliar a José Serra, como deseja Maluf no plano nacional, a porteira estadual estará aberta para Da Fonte se aliar a Jarbas. Até porque, há muito, o deputado tem reclamado que não tem espaço no governo.

Municipais

Veja os  Pré- Candidatos a Dep Estaduais dos Vereadores de Paulista

Augusto Costa  ------------Jorge Carreiro/PC do B
Babú -------------------------Jorge Carreiro/PC do B 
Denis ------------------------Jorge Carreiro/PC do B
Silvio Moura ---------------Amaury Pinto/PR
Tonico -----------------------Amaury Pinto/PR
Valmir do Nobre -----------Augusto Cérsar/PTB
João Mendoça --------------Guilherme Uchoa/PDT
Mimi -------------------------Guilherme Uchoa/PDT
Junior da Locadora --------Empresário Gasoline
Fabio Barros ----------------Pré- Candidato/PT
Junior Matuto --------------Pré- Candidato/PSB
Marcos Brexa ---------------Indefinido
Edimilson do Pagode--------Silvio Costa Filho/PTB
Fabiano Paz------------------Silvio Costa Filho/PTB
Evanil Belém-----------------Eriberto Medeiros/PTC

Comentário: Na Política tudo pode mudar, quem viver verá.

Redação:Francisco Marques 

Nenhum comentário:

Postar um comentário